domingo, 30 de setembro de 2012

Dia 9 - 20/04/12 - FRUTILLAR/PUERTO MONTT "Um dia cheio de 'sorpresas'!!!"

Saímos do hotel às 10h30 para ir a Frutillar, que é uma cidade próxima a Puerto Varas.
As agências de turismo oferecem passeios de meio dia até lá (city tour em Puerto Varas e em Frutillar) por valores entre 12.000 CLP (R$ 52,45) e 15.000 CLP (R$ 65,56), mas, só pra variar (rs!) resolvemos ir por conta própria.
Pegamos um ônibus urbano em uma Calle que acabei não anotando o nome (se não me engano é a Calle del Salvador), mas é uma das principais lá de Puerto Varas (perguntamos a uma carabinero onde é que passava os buses que levam até Frutillar)... enfim, pegamos um bus com destino a "Frutillar Bajo" e pagamos 800 CLP (R$ 3,50).
O percurso levou, aproximadamente, 30 minutos e descemos no ponto final (parte baixa).

Frutillar é dividida em duas partes, a alta e a baixa. Entramos na cidade pela parte alta, que, na verdade, não é muito interessante, o bonito mesmo fica na parte baixa da cidade, onde é nítida a influência alemã.

O Lago Lhanquihue compõe a paisagem com as charmosas casas de telhado em estilo enxaimel em sua margem, muito bonito.

Mutias pousadinhas e igrejas Luteranas...

Avistamos a beira do lago um teatro de arquitetura muito singular, nele também haviam lojinhas de regalos finos, umas graças!

Vi alguns cafés e docerias com delícias da culinária alemã.
Passeamos despretenciosamente pela cidade pela cidade, que não tem taaanta coisa pra fazer, mas vale o visual, porque é, realmente, muito bonita.

Em seguida, votamos ao ponto final de Frutillar e pegamos um outro bus urbano, desta vez com destino a Puerto Montt. O percurso levou, mais ou menos, 45 minutos e custou 1.300 CLP (R$ 5,70) para cada um. Durante o trajeto, passamos por Puerto Varas, já que fica no meio do caminho entre Frutillar e Puerto Montt.
Choveu durante todo o percurso, mas para nossa sorte, assim que chegamos, a chuva cessou.
Puerto Montt é uma área portuária, depois de conhecer Puerto Varas e Frutillar, você não vai achar Puerto Montt lá essas coisas, entretanto, valeu a pena ter ido conhecer o lugar, a gastronomia e a feirinha que já já vou detalhar mais.

*****

Gostaria de ressaltar duas observações pessoais: a primeira é de que Puerto Varas e Puerto Montt são duas cidades super próximas e que, quando você for procurar hospedagem verá que as diárias em Puerto Montt são significativamente mais baratas do que em PuertoVaras, mas vale muuuuuuito a pena ficar em Puerto Varas, que é mais bonita e as pessoas são mais simpáticas. Tive a impressão de que Puerto Montt não deve ser tão segura à noite (lembrando que essa foi uma impressão pessoal, já que não ficamos lá durante a noite).
Segunda é que, acho que o ideal é ir primeiro em Puerto Montt e depois em Frutillar (o inverso do que fizemos), pois assim você poderá almoçar em Puerto Montt e saborear uma sobremesa alemã em Frutillar. como eu já citei aqui, passamos por algumas docerias, mas ainda não havíamos almoçado...

Descemos em um terminal de buses e pedimos informação para o motorista do bus, que foi super atencioso. Ele nos indicou a direção que deveríamos seguir.

Fomos em direção à Feria Algemó, que, particularmente, gostei mais ou menos, haviam umas coisas legais e outras nem tanto.

Bem próximo a feria, estavam os Palafitos de Algemó, que formam uma espécie de complexos com vários restaurantes, alguns com vista para o mar.

Quando você entra neste "complexo", os donos dos restaurantes ficam enlouquecidos, quase te arrastando pra dentro dos restaurantes.
Optamos pelo Local 20, restaurante da simpática Dona Silvia, com uma bela vista para o mar de águas esverdeadas.

Comi Centolla por 8.000 CLP (R$ 35,00). Não veio o caranguejo inteiro, só a carne já desfiada. Um valor bem mais camarada do que em Santiago!
Imaginei que o sabor fosse mais forte, acentuado, mas é suave, parecido com kani, mas é bem gostoso. O fato é que coloquei tanta espectativa nesse momento que na hora que comi achei que faltou um pouco de sabor.

Saímos de lá e passamos novamente em frente a feirinha. Nos chamou a atenção um box que vendia "sorpresa" por 100 CLP (R$ 0,44). Eram uns pacotinhos de presente dentro de uma cesta e que eram comprados assim mesmo, fechados! Tivemos a divertida idéia de comprar quatro pacotinhos para fazer um amigo secreto no hotel à noite!
Depois disso voltamos para o terminal rodoviário e pegamos um bus para Puerto Varas (800 CLP - R$ 3,50). Chegamos e a Márcia e eu ficamos andando por Puerto Varas, fazendo um verdadeiro tour feminino, visitando lojas e comprando regallos enquanto os meninos foram para o hotel descansar.
À noite fomos até uma lanchonete super charmosinha chamada Puerto Café na Av. del Salvador, 328, comi um típico hot dog chileno com palta (creme de abacate), por 1900 CLP (R$ 8,30), uma delícia (vou fazer em casa!), acompanhado, é claro, pelo meu preferidíssimo e delicioso suco de chirimoya!!!
Experimentamos o pisco sour, que é uma espécie de caipirinha para os chilenos, super aprovado! Gostei tanto que depois acabei comprando uma garrafinha garrafinha pra beber em casa.
Voltamos para o hotel, fizemos o amigo secreto... kkk!!! Muito engraçado... e a propósito, o que haviam dentro dos pacotinhos de sorpresa eram: em dois deles uma aliancinha, tipo aquelas de compromisso; no outro uma correntinha dourada; e em outro um anelzinho, tipo aqueles que vem no doce!!!